Check-up odontológico pode prever doenças

Realizar um check-up odontológico frequente é fundamental para garantir a sua saúde e o seu bem-estar. Durante a consulta é possível detectar sinais de cárie, doenças gengivais, e até mesmo o diabetes.

Prever e reconhecer o diabetes são alguns dos grandes desafios da saúde. São grandes os esforços por parte dos profissionais e pesquisadores da área, uma vez que o tratamento precoce da doença possa limitar uma série de complicações no futuro.

De acordo com um estudo realizado pela Faculdade de Odontologia de Columbia, que envolveu mais de 600 participantes, é possível identificar o diabetes ou pré-diabetes durante uma consulta odontológica de rotina. O estudo apontou dois fatores: número de dentes ausentes e porcentagem de bolsas periodontais. Para o reitor da Faculdade e autor principal do estudo, Dr. Lamster, a doença periodontal é uma complicação inicial da doença.

No Brasil, o número de pacientes com diabetes já chega a 12.054.827, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Aqueles que possuem o diabetes apresentam mais chances de desenvolver doenças gengivais avançadas e um risco maior de perda de dentes.

Os pacientes que têm diabetes precisam de cuidados especiais. Por isso, antes de iniciar qualquer procedimento odontológico, informe ao seu dentista qualquer alteração na sua saúde ou sobre o uso frequente de medicamentos. Mantenha a sua saúde em dia: evite o cigarro, alimente-se de forma saudável e pratique exercícios físicos com frequência. A sua saúde agradece!

A WellClinic conta com recursos inovadores e técnicas altamente eficazes para garantir o que há de melhor dentro de cada especialidade. Agende a sua avaliação!

Fonte: SBD / Colgate

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *