Cranberry pode combater as infecções bucais

Vermelha como uma cereja, a cranberry é uma fruta nativa dos Estados Unidos e aos poucos, está ganhando espaço e conquistando os consumidores brasileiros. Pequena no tamanho, mas com um grande valor nutricional, a fruta é rica em vitamina C e conta com efeitos antioxidantes.

De acordo com um estudo laboratorial realizado pelas Universidades Rutgers e Laval, em Quebec, no Canadá, o tipo A da cranberry inibiu as propriedades causadoras da doença provocada pela Candida albicans, que em excesso, pode causar à candidíase bucal, mais conhecida como “sapinho”. O tipo de fruta presente no estudo evitou a formação de biofilme na linha da gengiva e impediu a aderência do fungo às células epiteliais e aos discos de resina revestidos com saliva. Com isso, os cientistas concluíram que essas novas descobertas poderão levar a novas terapias e tratamentos para esse tipo de problema.

A candidíase oral é uma infecção da orofaringe provocada pelo Candida albicans, um tipo de fungo mais comum. Em nosso organismo, é normal presenciá-lo perambulando por nossa boca e trato digestivo. No entanto, o problema surge quando o nosso sistema imunológico fica frágil e, rapidamente, esses fungos acabam invadindo as camadas mais profundas da pele, tornando-se um perigo para a nossa saúde.

Os fatores de risco mais comuns da candidíase oral são: saúde debilitada, idade avançada ou com poucos anos de vida, pacientes com dentadura, problemas com a xerostomia, fumantes, diabetes mal controlado, entre outros. Para tratar a doença, é importante manter uma higiene bucal adequada, evitar bebidas alcoólicas e suspender o uso do cigarro. Vale lembrar que as informações sobre esse tipo de fruta são resultados de uma amostra de estudos científicos e por isso, a melhor alternativa é procurar um profissional da saúde. Antes de tomar qualquer iniciativa, é imprescindível uma avaliação do seu dentista. Em alguns casos, há a necessidade de um tratamento multidisciplinar. Agende a sua avaliação com os profissionais da Well Clinic!

Fonte: Colgate / MD.SAÚDE

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *