Entenda mais sobre as etapas e a formação da cárie

Entenda mais sobre as etapas e a formação da cárie

A formação da cárie envolve alguns fatores importantes, como a alimentação, as bactérias presentes na boca e o estado da saúde oral. Se não tratada de forma correta, o paciente pode apresentar dor, febre, baixa autoestima e desencadear outras doenças, como a endocardite.

De acordo com o International Oral Care Conditions Final Report, 77% da população tem ou já teve cárie em alguma fase da vida. Uma das principais causas desse problema é o ácido formado da metabolização do açúcar. Os alimentos são processados pelas bactérias formando os ácidos. Esses desmineralizam os dentes, consequentemente, apresentando manchas brancas, que muitas vezes são difíceis de serem visualizadas. Se não tratadas, podem evoluir.

As cáries não desaparecem espontaneamente e, por isso, precisam de cuidados específicos mediante atuações terapêuticas. Caso seja um problema superficial, uma simples limpeza nas cavidades até que se alcance o tecido saudável circundante, preenchendo o vazio com a obturação pode resolver. Mas, há também, diversos casos de procedimentos envolvendo canal e utilização de coroas dentárias.

Evitar doces e diminuir a ingestão de açúcares pode amenizar e prevenir esses problemas. As visitas frequentes ao dentista, juntamente com uma limpeza completa e aplicações de flúor também são alternativas altamente eficazes para deixar as cáries longe dos seus dentes.

Agende agora mesmo a sua avaliação com os melhores especialistas da área odontológica. Na Well Clinic, você conta com um atendimento personalizado e garantia de bons resultados.

Fonte: Colgate

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *