Estresse pode interferir na saúde bucal

Pressões constantes, cumprimento de prazos e horários são fatores que estão diretamente ligados ao estresse. Sabemos que tudo isso acaba gerando uma série de problemas para a nossa saúde, como o mau hálito.

Desagradável e constrangedor, o mau hálito é um problema que pode estar relacionado a diversos fatores. Há mitos de que pessoas com esse problema não escovam bem os dentes ou não limpam bem a boca. Entretanto, não é sempre que a halitose pode estar relacionada à falta de higiene oral.

O estresse, por exemplo, pode causar uma redução na produção de saliva, pois a atividade das glândulas salivares depende também, do equilíbrio do Sistema Nervoso Central, que em fortes situações emocionais, torna-se instável. Com baixa salivação, a saburra lingual acaba se formando e com ela, bactérias e células mortas se alojam na região, ocasionando assim, no mau hálito.

Nesses casos, a quantidade e a qualidade da saliva podem ser grandes influenciadoras nesse processo. Por isso, não basta ter apenas uma higiene bucal impecável, mas também, respeitar os intervalos de tempo para as refeições, mastigar corretamente e beber água constantemente.

Analisar toda a origem do problema é fundamental para resultar em diagnósticos precisos. Por isso, realizar consultas frequentes com o seu dentista pode ser uma das melhores alternativas. Agende agora mesmo a sua avaliação!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *