Tradição Coachman

               A família Coachman carrega uma tradição de mais de 168 anos na odontologia e está, atualmente, na 6ª geração de dentistas. A origem dos Coachman coincide com o início da própria odontologia como profissão, em meados do século XIX. Em 1849, John Washington Keyes, já formado em Medicina pelo Medical College of Ohio, Estados Unidos, recebeu o diploma de Cirurgião Dentista do Ohio College of Dental Surgery, passando a contribuir de forma frequente e importante com o desenvolvimento da literatura científica da odontologia. Após a Guerra de Secessão dos Estados Unidos, de 1861 a 1865, a qual John serviu como oficial cirurgião no exército, a família decidiu mudar-se para o Brasil. Estabeleceram-se no Rio de Janeiro, onde iniciaram suas atividades na odontologia, que muito enriqueceu com suas importantes contribuições, marcadas desde então pela busca da precisão e excelência clínica.

                  Em 1874 John William Coachman recebeu do governo imperial brasileiro o título “Ofício de Dentista” e, juntamente, com seus cunhados Charles Whiting Keyes e William Baldwin Keyes deram início ao que se tornaria uma tradição para a família no país: liderar e aprimorar cada vez mais este importante segmento da medicina. Destacaram-se no ramo, o que os levou a servir ao Imperador Dom Pedro II, tornando-se íntimos do palácio por muitos anos.

                  Mais tarde, a Clínica Coachman e Cia., comandada por John William e seus cunhados, situada na Rua Ouvidor, 130, no Rio de Janeiro, consolidava como referência de empenho a qualidade no país. Os filhos de John Willian deram continuidade à tradição e formam-se dentistas. Hentz, um de seus herdeiros, mudou-se para São Paulo e trouxe consigo o legado dos Coachman. A geração seguinte não fez diferente: formados pela faculdade de odontologia da Universidade de São Paulo, Alfredo e Charles começaram a construir a admirada carreira da família em terras paulistas.

                  Os Coachman passaram a ser conhecidos na comunidade pela precisão, qualidade e longevidade de seus trabalhos de incrustações em ouro, com formulações próprias e inovadoras para a época. O que também foi considerado moderno para a década de 50, foi o modelo de trabalhar em equipe clínica, com laboratório próprio e imóvel projetado para isto, situado fora do centro urbano da cidade.

                  A quinta geração é representada por Carlos, Robert e Carlos Eduardo, também formados na Universidade de São Paulo. Em 1994, Robert cria o Instituto Keyes-Coachman de Odontologia Estética e Saúde Oral, com papel preponderante na introdução da moderna odontologia restauradora estética no Brasil. Eventos, simpósios, workshops com corpo docente internacional promoviam a integração entre os setores acadêmicos clínicos e comerciais, permitindo a introdução destes novos conceitos que revolucionaram a odontologia restauradora. Por outro lado, Carlos também se dedicou a difundir esses novos conceitos. Por meio da realização de inovadores workshops inseridos nos principais congressos brasileiros e utilizando-se de alta tecnologia, os irmãos executaram ao vivo procedimentos que eram posteriormente projetados para a plateia em telões por intermédio de micro câmeras, intra e extrabucais. Carlos, que também foi pioneiro no uso de Raio Laser e na aplicação dos conhecimentos da medicina antroposófica em odontologia, cooperou em 1999 com a fundação da Academia Brasileira de Odontologia Estética, tendo sido nomeado 1º Presidente, cargo que exerceu por dois anos.

                  Já no início desta nova era, Robert idealizou o projeto da atual Well Clinic, um centro clínico orofacial transdisciplinar. Focada em odontologia, mas com forte preocupação com a integração em todas as áreas clínicas e terapêuticas, a Well Clinic conta ainda com inúmeros profissionais de renome em praticamente todas as especialidades, tomando para si o compromisso de levar adiante esta marcante tradição incluída no Guiness Book of Records de 1994, como a mais antiga família dedicada à odontologia em todo mundo.

                  É nesta nova clínica que os Coachman se organizam em torno do objetivo de não só integrar as várias especialidades da odontologia, mas todas elas à medicina e suas várias áreas complementares. Uma abordagem de resgate e síntese que possa novamente unir a ciência, a arte e as tradições de todos os tempos na eterna busca da saúde plena. Criaram também o 1º Centro de Design de Sorriso no mundo e, consequentemente, o DSD (Digital Smile Design), considerado um protocolo conceitual que oferece vantagens incríveis ao paciente e que se tornou referência mundial.  

ok2_Prancheta 1.jpg
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - White Circle
  • Spotify - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco

Resp. Técnico: Robert Coachman. CRO 14239/SP
CRO Clínico: 11212/SP

© 2020 por Alan Gomes